Como formatar, validar, testar e utilizar meu certificado digital?

Como formatar a minha mídia, Token ou Smartcard? permalink

O processo de formatação (limpeza) é para os usuários que desejam reaproveitar a mídia para emitir um Certificado Digital novo, pois a ação apagará os dados já existentes.

Caso esse seja o processo que deseja realizar, acesse nosso tutorial completo.

Como localizo o número de série do meu certificado digital? permalink

Você pode localizar o número de série do certificado digital por meio dos seguintes passos:

  1. Acesse Internet Explorer.
  2. Clique em "Ferramentas" no canto direito superior.
  3. Clique em "Opções da Internet”.
  4. Clique na guia "Conteúdo";
  5. Clique na opção "Certificados".
  6. Dê um duplo clique no primeiro nome do beneficiário do Certificado.
  7. Clique na aba "Detalhes"
  8. Em seguida, aparecerá o número de Série do certificado digital:

número de Série do certificado digital

O que fazer quando a validação da assinatura é DESCONHECIDA no Adobe Acrobat? permalink

Após assinar o documento com certificado digital, clique na assinatura no corpo do documento e em seguida aparecerá a mensagem “Status de validação da assinatura”.

  1. Clique na opção “Propriedades de Assinatura”.
  2. Clique em “Mostrar Certificado do assinante”.
  3. Selecione o Certificado (canto esquerdo) e clique na aba “Confiança”.
  4. Clique em “Adicionar certificados confiáveis”.
  5. Depois aparecerá a mensagem de Segurança do Acrobat, clique em “OK”.
  6. Selecione as opções mostradas na figura abaixo e clique em “OK”.

opções Segurança do Acrobat

  1. Neste momento, aparecerá “Propriedades da assinatura” com um sinal de exclamação, clique no botão “Validar assinatura”.
  2. Aparecerá a imagem com sinal de correto e a assinatura estará apta para fazer o processo nos documentos desejados.

Como testar meu certificado digital? permalink

  1. Acesse o site da Link Certificação Digital, clique aqui para ser direcionada a página de teste.
  2. Com seu certificado digital já conectado ou configurado em seu computador, clique no botão "Testar Certificado ".
  3. Selecione o certificado que deseja testar e dê "OK".
  4. Digite a sua senha PIN e clique em “OK”.
  5. Se o certificado estiver OK, aparecerá as informações de seu certificado

Como posso utilizar o certificado digital em meu MacBook? permalink

Caso o certificado digital seja o A3, os programas compatíveis para o Mac deverão ser instalados, para isso solicite um suporte ao cliente, clicando aqui.

Estando em posse do número de protocolo do seu certificado digital, que pode ser encontrado no seu Termo de Recebimento, e siga os seguintes passos:

  1. Digite o número do protocolo e depois em “Prosseguir”
  2. Depois clique em “Novo Chamado”
  3. Preencha os campos e escreva mensagem igual modelo abaixo:

protocolo certificado digital no MacBook

  1. Clique em “Enviar Mensagem” e em pouco tempo o suporte entrará em contato para fazer as configurações devidas no seu Macbook.

Já para os certificados modelo A1, este deverá ser instalado primariamente em um computador Windows, e após isso ser importado para o MacOS por meio do arquivo de backup (.pfx).

Meu certificado Token não está funcionando, o que fazer? permalink

Para o certificado A3 em formato Token, é necessário instalar o programa correspondente, e as cadeias necessárias, através do nosso instalador clicando aqui com o Token conectado diretamente ao computador nas portas USB. Este é o mesmo procedimento para o Smartcard ou Certificado no Cartão.

Meu certificado cartão não funciona, o que fazer? permalink

Para o certificado A3 no Cartão, é necessário instalar o programa correspondente, e as cadeias necessárias, através do nosso instalador clicando aqui com o Cartão inserido na Leitora de Smartcard.

Caso a leitora não esteja piscando, troque de entrada USB para testar e reinicie o computador. Persistindo o erro, abra um suporte ao cliente, clicando aqui, estando em posse do número de protocolo do seu certificado digital, que pode ser encontrado no seu Termo de Recebimento, e siga os seguintes passos:

  1. Digite o número do protocolo e depois em “Prosseguir”;
  2. Depois clique em “Novo Chamado”;
  3. Preencha os campos e “envie a mensagem”.

Somente com o certificado eu consigo assinar documentos? permalink

Para assinatura de documentos é necessário um aplicativo, como o Adobe Acrobat, ou uma plataforma de assinatura. O certificado faz somente o papel de assinar o documento, fazendo com que tenha validade jurídica. Experimente gratuitamente o Assinador da Plátano, clicando aqui. Assinando e armazenando seus documentos e contratos de forma fácil, rápida e segura.

Somente com o certificado eu consigo emitir notas? permalink

Para emissão de notas é necessário um software ou um site de emissão. O certificado é a ferramenta necessária para validação da nota, assinando e fazendo com que tenha validade. Experimente gratuito o emissor de nota fiscal da Plátano Digital entrando em contato conosco.

Consigo utilizar o meu Token/Cartão e Leitora em mais de um computador? permalink

Simultaneamente não é possível utilizar o Token ou o cartão com a leitora em mais de um computador, somente na máquina aonde estiver conectado.

Esqueci minha senha, o que fazer? permalink

A Plátano Digital não possui cópia das senhas PIN e do PUK dos certificados digitais, sendo o cliente responsável pela guarda e proteção das senhas. A senha PIN possui de 4 a 8 caracteres, e após 3 tentativas incorretas de digitar esta senha, ela é bloqueada e somente com a senha PUK poderá ser efetuado o desbloqueio.

Caso também não se recorde a senha PUK ou erre 3 vezes, será necessário adquirir um novo certificado.

Como desbloquear a minha senha PIN? permalink

Para desbloquear a senha PIN o cliente deve ter a senha PUK atual. Caso não possua ou não se lembre, não será possível desbloquear. Caso ocorra o bloqueio definitivo da senha PUK, não é possível recuperá-la. Será necessária a aquisição de um novo certificado. Então para desbloquear a senha PIN siga os seguintes passos:

  1. Conecte a mídia ao computador;
  2. Em Iniciar, na barra de busca, busque por “token”, e abra o sistema “Administração de token” (Token Administration) em seu computador;

tela do menu iniciar para desbloquear a senha PIN com Token Administratio

  1. No utilitário de administração do token, clique na aba Token;
  2. Em seguida “Desbloquear PIN”;

Opção de “Desbloquear PIN”

  1. Insira a senha PUK atual e, logo em seguida, a nova senha PIN desejada e confirme. Clique em OK;

Campo de senha PUK

  1. Após desbloquear a senha PIN, será aberta uma janela com a confirmação de desbloqueio da senha PIN. Clique em OK. Agora você poderá utilizar normalmente sua mídia.

Caso sua mídia seja de outra fabricante como, safenet ou Oberthur, baixe o nosso manual clicando aqui.

Como assinar documento em PDF com o Certificado Digital? permalink

Existem duas formas mais práticas, uma pelo Assinador Plátano e a outra pelo programa Adobe Acrobat Reader.

Pelo Assinador Plátano, você assina qualquer documento digitalmente pelo Certificado Digital ou Assinatura Eletrônica, com validade jurídica e armazenamento em nuvem.

Para saber mais sobre o Assinador Plátano clique aqui!

Já no Adobe Acrobat, basta seguir alguns passos:

  1. Abra o PDF no Adobe Acrobat;
  2. Insira o seu certificado na máquina, caso seja o modelo A3 em Token ou Cartão. Sendo A1 ou Nuvem, já estará armazenado na máquina ou com software instalado respectivamente;
  3. Clique em FERRAMENTAS no canto superior esquerdo;
  4. Em seguida em CERTIFICADOS;
  5. Irá voltar para o documento e deverá clicar em ASSINAR DIGITALMENTE na parte superior;
  6. Depois basta arrastar o mouse no local onde deseja assinar para, em seguida, digitar a senha do Certificado Digital e salvar o documento assinado.

No caso de dúvidas entre em contato que a equipe da Plátano. Teremos o maior prazer em lhe ajudar!

Tela de assinatura de documento em PDF com o Certificado Digital

Como declaro o meu imposto de renda com Certificado Digital? permalink

Para quem já possui o Certificado Digital e-CPF é muito simples, basta seguir as instruções abaixo:

  1. Acesse o site o Portal e CAC, clicando aqui.
  2. Clique na opção "Logar com certificado digital", selecione o seu Certificado e digite a senha.
  3. Clique em "Declaração e Demonstrativos".
  4. Depois em "Meu imposto de Renda".
  5. Em "Declaração" clique na opção "Preencher declaração on line" e selecione o ano desejado.
  6. Agora é só clicar no sinal de "+" e importar a declaração pré-preenchida.
  7. Em seguida, se necessário, alterar os dados das despesas e deduções A Plátano ressalta a importância do auxílio de um Contabilista caso surjam dúvidas.

Quero saber se meu Certificado Digital está funcionando, o que fazer? permalink

Conecte seu certificado digital no computador e para realizar o teste clique aqui.

Você ficará sabendo em segundos as seguintes informações:

Onde posso usar o meu Certificado Digital? permalink

e-CPF

Modelo feito para a Pessoa Física. Pode ser utilizado para assinar documentos com validade jurídica, se comunicar com a Receita Federal do Brasil (RFB), dar andamento aos serviços oferecidos pelos governos estadual e federal, acessar o eSocial e o Conectividade Social, além de facilitar o envio da Declaração do Imposto de Renda.

e-CNPJ

O e-CNPJ é a versão digital do CNPJ, que viabiliza a autenticação em sistemas públicos ou privados em nome da empresa. Com o e-CNPJ, é possível assinar documentos com validade jurídica, acessar ao programa Conectividade Social, se comunicar com a Receita, emitir a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e a Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e), entre outros benefícios.

PJ NF-e

É o modelo exclusivo para emissão de notas fiscais, podendo ser atribuído para o seu funcionário, garantindo a segurança do certificado e-CNPJ sem precisar compartilhar a sua senha.

Este modelo pode ser emitido por procuração, dispensando a presença do responsável legal da empresa.

Como saber a validade do meu certificado digital? permalink

De maneira bem prática, basta fazer um teste do seu certificado, sendo ele modelo A1 ou A3, clicando aqui.

Lembrando que no caso do modelo A3 em cartão ou token, o mesmo deve estar inserido no computador.

Possuo mídia e quero utilizá-la. Como devo proceder? permalink

Caso você já possua um cartão ou token, é preciso apenas verificar se a mídia é compatível e se está apta para validação. E ainda é necessário ter a senha PUk em mãos. Para melhor auxiliarmos entre em contato.