Quais são os tipos de Certificado Digital?

O que é um Certificado Digital? permalink

O Certificado Digital é um documento que permite identificar o seu titular no meio eletrônico, permitindo fazer transações e operações financeiras, iniciativas eletrônicas do governo, entre outros. Todo certificado possui os dados do titular, sendo gerado e assinado pela Autoridade Certificadora, que segue as regras estabelecidas pelo Comitê Gestor da ICP-Brasil, associando a pessoa a um par de chaves criptográficas. Com o Certificado Digital, você tem validade jurídica em todas as ações que for utilizá-lo.

O que é um Certificado e-CPF? permalink

O e-CPF é a Identidade Digital da Pessoa Física no meio eletrônico. Pode ser utilizado para assinar documentos com validade jurídica, se comunicar com a Receita Federal do Brasil (RFB), dar andamento aos serviços oferecidos pelos governos estadual e federal, acessar o eSocial e o Conectividade Social, além de facilitar o envio da Declaração do Imposto de Renda.

O que é um Certificado e-CNPJ? permalink

O e-CNPJ é a versão digital do CNPJ, que viabiliza a autenticação em sistemas públicos ou privados em nome da empresa. Com o e-CNPJ, é possível assinar documentos com validade jurídica, acessar ao programa Conectividade Social, se comunicar com a Receita, emitir a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e a Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e), entre outros benefícios.

Qual a diferença do certificado digital A1 para o A3? permalink

Embora possuam características muito semelhantes, o Certificado Digital A1 se difere do A3 em alguns pontos importantes. Além da operacionalidade que cada tipo possui, a escolha mais apropriada para sua empresa pode gerar economia no longo prazo, apresentando as mesmas funcionalidades.

Confira abaixo algumas diferenças entre eles:

Certificado A1

É emitido e armazenado no computador ou no dispositivo móvel (smartphone ou tablet). Tem validade de 1 ano. Não necessita de tokens (que são dispositivos móveis como os pendrives) ou smartcards, podendo ser utilizados em vários computadores para validação dos dados.

Certificado A3

É emitido e armazenado na mídia criptográfica (Cartão ou Token). Tem validade de 1 a 3 anos. Possui estrutura física, pois fica armazenado em um token ou smartcard, podendo ser levado de um local para outro sem a necessidade de utilização em um único computador autorizado. Basta informar a senha para que os dados sejam assinados com segurança.

O que é uma mídia de Certificação Digital? permalink

Cartão

O cartão é um dispositivo portátil que, juntamente com a sua leitora com interface USB padrão, gera e armazena o Certificado Digital, dispondo de alto nível de segurança. Uma vez gerada a chave privada, o cartão estará totalmente protegido e o Certificado não poderá ser apagado, exportado ou reproduzido em outro dispositivo.

Token

O token é um dispositivo que armazena e gera as chaves criptográficas que compõem o Certificado Digital. As chaves criptográficas estarão protegidas no token, sendo acessadas mediante o uso da senha PIN. Assim como no cartão, não será possível exportar, apagar ou reproduzir o certificado em outro dispositivo.

Comprei certificado digital da Plátano, como vou recebê-lo? permalink

Após efetuado a compra no site, poderá emitir o certificado em uma unidade da Plátano mais próxima e já sairá com o seu certificado em mãos.

Caso faça uma renovação online para o modelo A3, o novo certificado já será armazenado automaticamente na sua mídia (cartão ou token) que deverá estar conectada ao seu computador no momento da renovação.

E se a compra também for online para o modelo A1, você receberá o aviso de aprovação do certificado digital por e-mail e fará o download do arquivo do certificado direto na sua máquina. Veja nosso tutorial completo.

Quais benefícios eu tenho em comprar o certificado digital? permalink

Segurança: Poderá assinar documentos digitalmente, por meio do certificado digital, com validade jurídica e não correndo riscos de fraudes e alterações do arquivo, uma vez que será criptografado e bloqueado para edições.

Redução de despesas: Utilizando o certificado digital, não será necessário imprimir documentos, gastar com reconhecimento de firma em cartórios, economizará com deslocamento e ainda irá economizar o seu recurso mais valioso, o tempo.

Declaração do Imposto de Renda: Maior praticidade e rapidez na sua declaração do imposto de renda. Quer saber como fazer, clique aqui.

Participar de leilões eletrônicos: A Receita Federal e a Polícia Federal disponibilizam os leilões em um Sistema de Leilão Eletrônico. As pessoas físicas ou jurídicas que tiverem interesse em participar dos processos precisam adquirir um certificado digital, já que somente com ele é possível acessar os lotes e as datas disponíveis para o envio de propostas.

Elaboração de procurações eletrônicas: Como o certificado digital para empresas você assina de forma segura e impede a alteração das informações do arquivo após ele ter sido assinado e ainda as enviar por meio eletrônico.

Redução da burocracia: São vários tipos de serviços que você pode realizar pela internet com o seu certificado digital. Além de maior segurança nas transações bancárias e na emissão das notas fiscais, você poderá, por exemplo, liberar pelo computador a chave de conectividade do FGTS na Caixa Econômica Federal.